Blog

HomeSaiu na mídiaBombeiros militares recebem treinamento para resgate em elevadores

Bombeiros militares recebem treinamento para resgate em elevadores

Os militares do Corpo de Bombeiros participaram na última semana de setembro, em Palmas, de uma operação para treinamento em “Salvamento em Elevadores”.

Segundo os Bombeiros, o objetivo é familiarizar os bombeiros com o equipamento e os protocolos de salvamento para este tipo de ocorrência.

Ainda segundo a corporação, em casos de pessoas presas em elevadores é comum que a assistência técnica do equipamento seja acionada, porém, há situações em que os bombeiros são chamados para prestar o socorro.

“É importante ter a noção do funcionamento da máquina e saber atuar, dar a primeira resposta, de modo a retirar a vítima.

Sem ocasionar risco para a vítima e também para o bombeiro”, explicou o 2° tenente responsável pelo treinamento. De acordo com o instrutor, os bombeiros estão sendo orientados a respeito da funcionalidade básica do equipamento, para entenderem a lógica do equipamento para poderem analisar como vão proceder na hora do resgate.

Durante o treinamento, foi realizado o simulado de um resgate. Segundo o Corpo de Bombeiros, nestas situações, alguns procedimentos devem ser observados antes de retirar a pessoa do elevador, por exemplo, deve-se desligar a parte elétrica para evitar choques; verificar o sistema de freio do elevador para não ter movimentação involuntária da cabine na hora do resgate, realizar a movimentação manual do elevador e a abertura manual das portas para retirar a pessoa que está presa.

A corporação informou que, embora ocorrências desse tipo não sejam comuns para os bombeiros, a verticalização crescente da cidade aumenta o número de elevadores, elevando o risco de que situações de emergência aconteçam.

Orientação

Para evitar situações de risco em elevadores, foram dadas algumas orientações aos usuários. “A gente aconselha o usuário a não exceder a capacidade máxima do equipamento; não utilizar o equipamento se tiver aviso de que está em manutenção.

Ter alguns cuidados com relação ao bom uso do equipamento, como não forçar as portas, não escorar a porta do elevador com carrinho de compra. E se ficar preso, não tentar sair do elevador sozinho”.

Com informações e imagem do site TC.

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment