Blog

HomeSaiu na mídiaE agora? Elevador do estádio Arena Pantanal não transporta paciente em maca

E agora? Elevador do estádio Arena Pantanal não transporta paciente em maca

Servidor da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) sofreu um mal súbito na Arena Pantanal, durante jogo entre Santos e Atlético Mineiro, e ao ser socorrido foi constado que o elevador não cabe a maca com paciente e duas pessoas, que são agentes de saúde. Francisco Monteiro, 63 anos, sofreu crise de labirintite, acabou desmaiando e teve de ser levado pelas escadas a um dos nove postos médicos que existem dentro da Arena.

Esse foi o fato que mais chamou atenção entre as 18 ocorrências atendidas pela diretoria de serviços de saúde da Secretaria Extraordinária da Secopa, que trabalha em todos os jogos da Arena Pantanal

Por não ter nenhum elevador que suporte paciente na maca com dois socorristas acompanhando, o funcionário da Secom foi transporte em uma prancha rígida pelas escadas do estádio. A coordenadoria de assistência médica respondeu que o tempo de atendimento do paciente do local do acidente até o posto médico precisa ser de três minutos e por isso ele teve de ser levado pelas escadas.

De acordo com Fabio Liberali, coordenador médico e da câmara temática de saúde, disse que antes e durante a partida deste domingo, os profissionais do Corpo de Bombeiros e Samu atenderam vítimas com casos que variam de alergia a desmaio.

“A Fifa pede que todo atendimento deve ser em três minutos do local do acidente ao posto, por isso quando o caso for muito grave vamos transportar pelas escadas. Se houver um caso de torção no pé, vamos colocar o paciente em uma cadeira de rodas e vamos levar pelos elevadores. Vale lembrar que é preferível levar o paciente pela escada que pelo elevador, pois se houver uma queda de energia o elevador é o primeiro que para”, disse Fabio.

Na Copa do Mundo, a Coordenadoria Médica está preparada para atuar com 90 casos por jogo. Sendo que estádio já será entregue na próxima quarta-feira para a Fifa, que irá controlar os cuidados até os jogos do mundial.

Fonte: Web

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment