Blog

HomeDicas úteisPor que o elevador é o transporte mais seguro do mundo

Por que o elevador é o transporte mais seguro do mundo

Muitas pessoas acreditam que o avião é o transporte mais seguro do mundo. Fama a parte, a verdade é que este cobiçado posto é ocupado pelo elevador, equipamento que ao longo do tempo veio se desenvolvendo, associando à segurança qualidades como o conforto e a sofisticação.

Junto a este desenvolvimento as normas foram se tornando cada vez mais precisas, prevendo medidas de adequação com relação aos componentes do elevador, requisitos de acessibilidade, tempo de renovação de peças, entre muitas outras, tudo para que o transporte vertical se tornasse ainda mais seguro.

Mesmo assim, ainda tem muitas pessoas que sentem certo receio de andar nele por temerem problemas como quedas. No entanto, é preciso esclarecer que isto não é necessário.

Conforme as normas, os elevadores são sustentados por, no mínimo, 3 cabos de aço de altíssima resistência. Desta forma, mesmo caso algum deles se rompa, haverá outros 2 que garantirão o funcionamento adequado do equipamento, sem haver qualquer tipo de queda. E ainda que dois deles sofram algum problema, o único restante garantirá uma performance segura.

Mas não é só isso, os elevadores contam com uma “trava”, chamada tecnicamente de limitador de velocidade, que monitora constantemente as viagens realizadas. Caso o veículo ultrapasse por algum motivo a velocidade normal de trabalho, este mecanismo é acionado em conjunto com o aparelho de segurança impedindo quedas.

Além disso, existe sensores e contatos elétricos que monitoram as portas e outros equipamentos que compõem o elevador garantindo ainda mais a segurança dos usuários.
No entanto, é importante lembrar que como qualquer equipamento ele está sujeito a desgastes naturais pelo uso, necessitando de uma revisão periódica e detalhada que envolvam suas constituições mecânicas, elétricas e eletrônicas.

Neste sentido, é essencial contar com uma empresa de manutenção e assistência técnica, que esteja apta também a realizar a modernização do transporte vertical, associando ao serviço qualidade no atendimento e agilidade nas aplicações.

Fonte: Web

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment