Blog

HomeDicas úteisComo usar o elevador em dias de tempestades

Como usar o elevador em dias de tempestades

Dias de tempestade são sempre complicados. A chuva, os raios e os ventos fortes costumam trazer riscos aos quais é necessário estar atento para se tentar evitar na medida do possível.

Quedas de energia, inundações, pessoas presas em determinados locais e prejuízos a equipamentos eletrônicos são problemas comuns nesses casos e que também podem afetar os elevadores e seus usuários.

É muito importante que o síndico esteja pronto para viabilizar a tempo as medidas necessárias, a fim de garantir a segurança e a tranquilidade dos moradores, seja direcionando-os, seja cuidando diretamente do transporte vertical.

Em alguns momentos somente uma equipe especializada (ou o Corpo de Bombeiros) poderá, de fato, agir, como no caso do resgate de passageiros presos no elevador.

Com as tempestades aumentam as variações de energia elétrica e, consequentemente, aumentam as probabilidades de quedas da mesma, as quais paralisam os equipamentos que dependem dela para funcionar.

Para evitar maiores transtornos, o ideal é que diante de tais variações os elevadores sejam desligados em suas chaves gerais e que, dessa forma, os moradores do condomínio sejam orientados a usar as escadas durante as horas de risco.

É preciso sempre lembrar que água e transporte vertical não combinam e que, por isso, os usuários devem ser alertados sobre escorrer as gotas das capas de chuva e guarda-chuvas molhados antes de entrar no elevador, quando este for enfim liberado para utilização.

Com relação à casa de máquinas vale a mesma regra: nada de água! Sendo assim, é necessário providenciar que suas portas e janelas sejam muito bem fechadas no mesmo instante em que se verificar uma possível mudança de tempo.

Caso a chuva seja muito intensa e a ocorrência de uma inundação seja identificada, o equipamento deve ser desligado com as cabinas acima do andar térreo ou em qualquer outra altura onde as águas não possam alcançá-las.

Se mesmo tomando todas essas medidas ainda acontecer de componentes do elevador serem molhados, então os profissionais responsáveis pela manutenção técnica deverão ser acionados para secá-los adequadamente everificar se não houve qualquer outro tipo de dano.

Em dias de tempestade a colaboração de todos é fundamental para a preservação do equipamento e de sua própria segurança.

De qualquer forma e independentemente da ocasião, continua sendo indispensável contar com a assistência de uma empresa altamente capacitada e experiente
Não espere que situações delicadas ponham em risco seu condomínio.

Fonte: Web

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment